Billy Graham, sua sabedoria e visita ao Brasil

0
31
Billy Graham

Na década de 40 a 60, Billy Graham pregava para brancos, negros e todas pessoas, foi através dele a palavra de Deus foi transmitida pelos meios eletrônicos, com transmissão em rede radiofônica do programa Hora da Decisão. Tudo isso foi tão assertivo em seu planejamento e realização de cruzadas. (eventos evangélicos para milhares de pessoas) É dele o mérito de organizar grandes eventos evangelísticos regulares em locais pouco ortodoxos, como o Central Park de Nova York, uma tenda gigantesca montada num terreno em Los Angeles, imensos estádios de futebol –inclusive o Maracanã no Rio de Janeiro – Brasil.

É importante lembrar que ele foi o primeiro evangelista a romper as barreiras da Cortina de Ferro e pregar a Palavra de Deus em países comunistas, isto quando o regime ainda era forte em quase todos eles.

Pode não ser fundamental para o currículo político, mas certamente vale galardão espiritual. Suas cruzadas ajudaram a abrir as portas para o Evangelho em países da África e colocar a América do Sul no mapa dos grandes avivalistas. Não há a menor sombra de dúvida de que nenhum outro servo de Deus foi mais eficaz como evangelista em todo o século 20 do que ele.

Através de sua simplicidade ele prega, tamanha e sua explicação e carisma ao falar da palavra de Deus.

Apenas três pessoas conseguiram calar o Maracana, o jogador uruguaio Chiggia, autor do gol que desclassificou o Brasil da copa do mundo em 1950, o cantor Frank Sinatra e o papa João Paulo II. Mas Billy Graham conseguiu fazer 219.427 pessoas orarem em silencio dentro do maior estádio de futebol do mundo. Foi no dia 6 de outubro de 1974, numa de suas pregações na cruzada que durou quatro dias e conseguiu reunir um total de 615 mil pessoas. Não foi a primeira visita que Graham fez ao Brasil – ele já estivera aqui em 1960, no Rio de Janeiro, e em 1963, em São Paulo. Também pregou no estádio do Morumbi, na capital paulista, em fevereiro de 1979, sua última visita ao país.

Billy Graham iniciou sua primeira mensagem lembrando que, naquele mesmo local, Pelé encantou multidões com sua arte com a bola. “Devemos orar por toda a comunidade, que está passando por grandes dificuldades” exortou, em pleno apogeu da Guerra Fria. Graham enfatizou que Jesus Cristo é a única esperança para o homem. E o Brasil de 1974 bem que precisava de esperança, estávamos em grande crise econômica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here