História de Augusto Cury
Nascido em 2 de outubro de 1958, Augusto Jorge Cury é um médico psiquiatra, professor e escritor brasileiro. É o autor da Teoria da Inteligência Multifocal.
Seus livros foram publicados em mais de 70 países e já vendeu mais de 25 milhões de livros somente no Brasil.
Nascido em Colina, São Paulo. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e concluiu seu doutorado em Administração de Empresas pela Florida Christian University no ano de 2013 com à tese: “Programa Freemind como ferramenta global para prevenção de transtornos”. Na sua carreira dedicou-se à pesquisa sobre as dinâmicas da emoção. É pós-graduado no Centre Medical Marmottan, em Paris, e na PUC de São Paulo.
Ele é professor de pós-graduação e conferencista em congressos nacionais e internacionais. Ele foi conferencista no 13° Congresso Internacional sobre Intolerância e Discriminação da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos.
Foi considerado o autor mais lido da última década no Brasil, pela revista ISTOÉ e pelo jornal Folha de S. Paulo. Recebeu o prêmio de melhor ficção do ano de 2009 da Academia Chinesa de Literatura, pelo livro: O Vendedor de Sonhos, que foi adaptado para o cinema em 2016, uma produção brasileira com direção de Jayme Monjardim.
Seu principal estudo está voltado para a área de qualidade de vida e desenvolvimento da inteligência, Cury desenvolveu pesquisas, sem vínculo com universidades, voltadas à teoria da Inteligência Multifocal. A teoria visa explicar o funcionamento da mente humana e as formas para exercer maior domínio sobre a nossa vida por meio da inteligência e pensamento.
Em toda sua obra, é possível encontrar temas do cotidiano das pessoas, principalmente relacionados às tensões e angústias, problemas e dificuldades em que as pessoas possuem para conviver e enfrentar o dia- a dia. O autor costuma abordar temas presentes na sociedade atual, geralmente resultantes do estresse excessivo no trabalho e relacionados às muitas exigências que a modernidade cobra das pessoas.
Sua metologia utilizada nas escolas Menthes, desenvolveu o projeto Escola da Inteligência que tem como principal objetivo a formação de pensadores através do ensino das funções intelectuais e emocionais mais importantes para crianças e adolescentes, tais como, o pensar antes de reagir, a proteção de sua emoção, o colocar-se no lugar dos outros, expor e não impor as suas ideias. Também elaborou o Programa Freemind, para contribuir em conjunto com as casas de acolhimento de usuário de drogas, clínicas, ambulatórios e escolas no desenvolvimento de uma emoção saudável para a prevenção e tratamento da dependência de drogas.