História da Congregação Cristã do Brasil

0
162
Congregação Cristã do Brasil

Todos temos curiosidades de saber a histórias das igrejas e agora vamos saber como tudo iniciou-se nesta igreja.

Uma das primeiras denominações classificada como sociológica pentecostal, a primeira denominação evangélica a instalar- se no Brasil.

Em O ano é 1.910 tudo se iniciou através de Louis Francescon de origem ítalo-americana.

Louis Francescon, nascido em Cavasso Nuovo, província de Udine, Itália, em 29 de março de 1866. Com 24 anos de idade, após ter cumprido o serviço militar, imigrou-se para os Estados Unidos da América, chegando em Chicago em 03 de março de 1.809 onde teve seu primeiro contato com o evangelho de Cristo através da igreja Valdense.

Logo após, fundou com a ajuda de alguns crentes a igreja Presbiteriana Italiana, no entanto seu questionamento sobre o batismo por aspersão não permitiu tão pouco sua permanência nessa denominação, desligando-se dela algum tempo depois. Em 1907 quando florescia nos E.U.A o movimento pentecostal, Francescon tomou conhecimento dele através do pastor batista Willian H. Durham um dos pioneiros do movimento pentecostal sendo batizado no Espírito Santo nesse mesmo ano.

Em 1909, Louis Francescon e seu companheiro Giacomo, também pioneiro do movimento pentecostal na Itália, por mandamento divino, chegam a Argentina e posteriormente ao Brasil em 8 de março de 1910. Tendo começado em São Paulo e no Paraná fundaram de início uma igreja com vinte pessoas. Seu campo de pregação se deu inicialmente em Santo Antônio da Platina e São Paulo, Capital, em pouco tempo a Obra de Deus se espalhou depois por todo o território nacional.

Em fins do século XIX, segundo relato de próprio punho, Louis Francescon, ancião da Primeira Igreja Presbiteriana de Chicago (“Prima Chiesa Presbiteriana Italiana di Chicago”) adere ao batismo adulto por imersão (em oposição ao batismo por aspersão)

Na ocasião, foram batizados o italiano Felício Mascaro e mais dez outras pessoas. Depois, o pioneiro dirige-se a cidade de São Paulo, na qual confere o batismo a mais vinte pessoas, sendo estas de origem presbiteriana, metodista, batista e católica romana. Além de Francescon, diversos outros expoentes do pentecostalismo ítalo-americanos também atuaram como missionários no Brasil, tais como Luis Terragnoli, Augustinho Lencioni e Giuseppe Petrelli.

Francescon fundou também a Assembleia Cristã na Argentina e participou da convenção da Congregação Cristã Pentecostal na Itália.

Com sede administrativa estabelecida em São Paulo, capital (Brás), a Congregação Cristã no Brasil realiza anualmente a sua Assembleia Ministerial Geral (ou Reuniões Gerais de Ensinamentos – RGE), cujas finalidades, entre outras, são: a avaliação de seu atual estado e desempenho; a elaboração de estratégias e medidas interventivas e o estreitamento dos laços de unidade e cooperação entre os integrantes do seu corpo ministerial em exercício. Tais reuniões não são abertas a membros, mas somente para membros do ministério convidados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here